Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2008

Eu passei na primeira etapa da UFMG. O que isso significa? Significa que tenho mais um mês de cursinho preparatório para conseguir ser aprovado na segunda etapa do concurso. MAS, claro, o significado não se limita a isto. Vai além. Ultrapassa a alegria de ver um nome esquisito, iniciado com 'R' na lista de aprovados e esbarra com um realismo triste, que eu já citei aqui: continuo na minha vidinha de acordar às 05 da manhã.

Contudo, caro leitor, ir para o cursinho não é tão efadonhante. Tem lá sua parte divertida que recompensa acordar antes mesmo do galo: O ônibus. O ônibus das 05 e 40 é uma experiência que todo mundo deveria vivenciar. Ali se aprende ser humilde, paciente, mal, sarcástico, esperto e a como você não deve sair vestido às 05 da manhã.

Vou iniciar uma seqüênicia de cenas cotidianas do 3293, ônibus ferrado que me leva para BH todos os dias.

CENA 01. ÔNIBUS. INTERIOR. DIA.

Chuva forte lá fora. Raysner ali,no último banco do ônibus, com uma cara de cú, fingindo ler um livro de normas para publicação técnico-científica, quando, de repente, uma mulher, um puco mais a frente, dispara:

MULHER - Caralho, eu tô atrasada!

'Todos estamos'. Pensa Raysner.

MULHER - Caralho, eu sei que estou atrasada!

Raysner resolve ver o que está acontecendo. Olha pra frente e vê a mulher falando ao celular.

MULHER - Caralho, eu tô estressada. Não quero falar no telefone. Caralho, tá chuvendo. Caralho! Cê num tá vendo que eu tô estressada! Caralho, eu já disse que tô chegando.

Raysner pensa: Caralho só pode ser algum infeliz! Todos no ônibus ficam a observar a cena. A Mulher não se enibe.

MULHER - Caralhoooooo... eu vou ter que pegar um táxi. Caralho, cê tá vendo que eu não quero falar no celuar. Caralho, eu desligo em... Que porra, caralho!

Raysner conclui: CARALHO SÓ PODE SER ALGUÉM.